PEREGRINAÇÃO 13 OUTUBRO EM FÁTIMA

A peregrinação a Fátima de Outubro a que presidiu o Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo decorreu com toda a normalidade havendo a registar a participação de cerca de cento e cinquenta mil fiéis nas cerimónias do dia 13.

 

Naturalmente que a visita de Sua Santidade o Papa Paulo VI anunciada para Maio do próximo ano e o facto de se tratar de uma peregrinação em dias de semana retirou uma maior afluência de peregrinos ao Santuário Mariano de Fátima

 

Por seu lado a Protecção Civil Municipal responsável pelo dispositivo não teve qualquer dificuldade acrescida em relação a tantas outras peregrinações que ocorreram ao longo do ano.

 

Nos bombeiros Voluntários de Fátima, apenas houve um reforço de algumas ambulâncias que vieram de corporações vizinhas, e de facto o registo de ocorrências foi quase nulo, assegurou-nos o Comandante António Gaspar, que tinha montado para esta ocasião um dispositivo de cerce de vinte elementos do seu Corpo de Bombeiros.

 

Assinale-se como facto mais relevante a inauguração em termos práticos, da viatura de Comando e Comunicações adquirida pelo Município de Ourém e que passa a estar à disposição das forças de segurança e protecção do concelho.

 

Trata-se de uma viatura com dois espaços distintos. Um para comando e outro para comunicações. Na zona de comunicações, onde poderão operar duas pessoas, existem 9 rádios de comunicações, uma central telefónica, um multifunções, uma central meteorológica e uma câmara exterior.

 

A zona de comando está equipada com 3 LCD, mesa de mapas e quadros para escrita e ali podem operar quatro pessoas.

 

Esta viatura que representa um investimento da autarquia de setenta mil euros, conta ainda com autonomia através de baterias, climatização, gerador exterior, acesso à Internet, navegação GPS, estando a Câmara a ponderar a aquisição de uma antena para comunicação via satélite.