FÁTIMA É POSTO DE EMERGÊNCIA MÉDICA

 “Vale mais tarde do que nunca”

 

Foi com estas palavras que o presidente da Associação dos Voluntários de Fátima se dirigiu ao presidente o INEM Dr. Abílio Ferreira Gomes, na cerimónia de inauguração do Posto de Emergência Médica atribuído àquela Instituição.

 

Ao vir a Fátima inaugurar o PEM está V.Exª. a concluir um processo que se iniciou em 2004 com a assinatura do protocolo de criação de um Posto de Reserva INEM com cedência de ambulância, referiu José Vieira Gonçalves, adiantando que naquela ocasião foi estabelecido o prazo de um ano para passar a PEM.

 

Decorridos quatro anos, os bombeiros de Fátima vêem agora concluído um processo algo atribulado, segundo as palavras do presidente da direcção, não deixando, porém, de agradecer ao Dr. Abílio Gomes enquanto presidente do INEM, o facto de ter ido a Fátima honrar um compromisso que vem estabelecer novas e melhores condições de desempenho no esforço de apoio à emergência pré-hospitalar por parte dos bombeiros

 

Com cinco anos de actividade, o corpo de bombeiros de Fátima conta actualmente com nove TAS, sendo que cinco são profissionais, e por isso encontram-se em permanência no quartel, assegurando José Gonçalves, que o quadro de bombeiros tem ainda três enfermeiros, um médico e ainda uma medica com formação específica em técnicas de suporte avançado de vida.

 

Em relação às viaturas vocacionadas para a emergência e transporte de doentes, o presidente da direcção considera que actualmente respondem às exigências da Instituição, já que dispõe de um total de dez ambulâncias, três de transportes múltiplos, três de transporte de doentes, duas de socorro, uma de cuidados intensivos, para além da viatura do INEM.

 

Temos ambulâncias, temos tripulantes, e temos preocupações, foi assim que o presidente José Gonçalves quis deixar um alerta ao presidente do INEM sobre a adjudicação por parte da Direcção Geral de Saúde a empresas privadas, do transporte de doentes, como aconteceu em Portalegre, deixando as Associações de bombeiros daquele Distrito a fazer contas à vida, sim, porque de um momento para o outro perderam-se receitas fundamentais de apoio à estrutura existente, e que fazer das viaturas e pessoal afectos àquele serviço? Questionou.

 

Durante a cerimónia, foi ainda assinalada a oferta de seis equipamentos individuais para bombeiros, oferta essa que chegou pelas mãos do Rotari Clube de Fátima, que representa um investimento na ordem dos seis mil euros e que o presidente da direcção reconheceu como importante e por isso manifestou profundo agradecimento em nome dos bombeiros.

 

Estiveram presentes, para além do presidente do INEM, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém, a presidente da Assembleia Municipal de Ourém, representante da LBP, o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Santarém, o Comandante Operacional Distrital de Santarém e muitos outros convidados e amigos da Corporação.